Os primeiros 18 meses de gestão da governadora Raquel Lyra foram alvo de debate pelos parlamentares, na reunião plenária desta terça. O vice-líder de governo, Joãozinho Tenório, do PRD, listou realizações do Governo no período, especialmente na área de infraestrutura, saúde, assistência social e segurança pública. “O começo de qualquer gestão é sempre complicado, ainda mais nessa situação em que estávamos, com os serviços públicos à míngua, com as estradas intransitáveis, com as engrenagens emperradas, e um orçamento insuficiente para atender as necessidades da população”. Para o deputado, a governadora Raquel Lyra não se deixou abater, e abriu seu governo com os passos necessários para arrumar a casa e retomar um estado funcional e capaz de executar políticas públicas para a população, fazendo a gestão eficiente dos gastos, com realizações em diversas áreas.
Por outro lado, o oposicionista Waldemar Borges, do PSB, respondeu que o balanço dos 18 meses do Governo Raquel Lyra feito por Joãozinho Tenório não reflete a realidade vivida pelos pernambucanos. O deputado apontou que o estado vem caindo em todos os levantamentos que medem a eficácia das políticas públicas, seja na saúde, como na educação e na segurança, ameaçando os avanços obtidos nas gestões anteriores. “40% do Governo transcorrido, e o que se vê hoje ainda é o retrovisor guiando as ações do Governo do Estado, um governo que, não só no que diz respeito às obras de pedra e cal, mas, sobretudo, no que diz respeito, também, a iniciativas não tangíveis, como, por exemplo, as da área política, é um governo que tem uma dificuldade imensa de conversar, de dialogar, trocar ideias, inclusive com esta Casa”.
Adalto Santos, do PP, protocolou projeto de lei que autoriza os motoristas a portarem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV, do exercício anterior, até o fim do pagamento do parcelamento do IPVA. O parlamentar informou que foi procurado pelo presidente do Detran-PE, Vladimir Lacerda, para tratar da necessidade de ajustes na lei estadual referente ao imposto. Adalto acredita que a medida legislativa terá um impacto positivo para os contribuintes: “As placas dos veículos 1 e 2 geralmente são fiscalizadas agora em setembro, e se o IPVA está parcelado, o contribuinte não vai estar com esse documento na mão. Então, pensando nisso, o Detran nos procurou, através do seu presidente, fizemos a alteração, o projeto está em andamento, e acredito que até o final do mês esse projeto será aprovado”.
João Paulo, do PT, registrou a experiência como observador internacional na penúltima eleição presidencial ocorrida na Venezuela e defendeu a política diplomática atual do Governo Lula, que vem sendo bombardeado por ataques da imprensa e de políticos, principalmente da direita e da extrema direita. Segundo ele, a postura adotada pelo Brasil é cautelosa porque busca equilibrar o respeito pela soberania venezuelana com princípios democráticos. O deputado reiterou que a Venezuela possui as maiores reservas petrolíferas e de ouro do mundo, o que faz ela se tornar um grande foco de interesse global.
Além disso, o parlamentar declarou que o governo brasileiro insiste na transparência eleitoral, e afirmou que é um dos pilares mais importantes da democracia, e exigir a divulgação das atas eleitorais é uma medida de precaução que garante respeito para os cidadãos venezuelanos. O petista declarou apoio à política diplomática do governo Lula e salientou que o Brasil se posiciona a favor da soberania nacional. Ele ainda considerou a situação da Venezuela retrógrada e autoritária. “Esse pensamento retrógrado e violento é o que gera autoritarismo e ameaça à democracia. É somente pelo diálogo e pelo cumprimento dos princípios do direito internacional que construiremos uma sociedade mais justa e solidária para todos”.
A visita que o ex-presidente Jair Bolsonaro fará a Pernambuco, a partir desta quarta, motivou o pronunciamento do deputado Joel da Harpa, do PL, durante o grande expediente. De acordo com o parlamentar, Bolsonaro ficará três dias no Estado e terá agendas na capital e em outros municípios da Região Metropolitana do Recife. Segundo Joel da Harpa, em Jaboatão dos Guararapes, o ex-presidente participará de encontro com pastores e demais líderes religiosos locais. Depois de reuniões no Grande Recife, Bolsonaro deverá seguir para o Agreste pernambucano. “É importante extremamente importante que o estado de Pernambuco esteja atento à visita do presidente Bolsonaro, por tudo o que ele representa hoje no nosso País.”
O deputado Izaías Régis, do PSDB, expressou seu pesar pelo falecimento de Gago da Buchada, uma figura querida e emblemática de Garanhuns. Conhecido por seu restaurante e pela famosa buchada que servia, Gago se tornou uma lenda viva da gastronomia local, levando o nome de Garanhuns a todos os cantos do país. Seu estabelecimento era um ponto de encontro que não apenas atraía turistas, mas também era um lugar apreciado pelos moradores locais. O parlamentar destacou o respeito mútuo que existia entre ambos.